Planeta Vida - Área do  Professor Planeta Vida - Área das Crianças

Peritos avisam que o aquecimento global ultrapassará os 2ºC cruciais

Desde a revolução industrial que a temperatura do planeta aumentou 1ºC e este aumento já teve impactos graves na vida das pessoas, afirmou o Professor Chris Field da Universidade de Stanford, perito em clima. “Temos, por isso, de travar o aquecimento até ao limite máximo de 2ºC.

Para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP21) que terá lugar em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro, a cada nação foi pedido que submetesse as suas propostas nos cortes dos combustíveis fósseis para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e, assim lidar com o aquecimento global. O prazo para a entrega destas propostas foi a 1 de outubro.

Um total de 147 nações submeteram as suas propostas e vários cientistas analisaram de que forma os valores apresentados poderiam afetar as alterações climáticas e concluiram que as medidas apresentadas não são suficientes para prevenir o aquecimento global de 2ºC até 2100. Isto mostra que as emissões mundiais de carbono que atualmente rondam os 50 mil milhões de toneladas por ano, continuarão a aumentar nos próximos 15 anos, mesmo que todas as propostas dos países às Nações Unidas sejam implementadas. O Grantham Research Institute publicará as suas análises sobre as submissões apresentadas para a COP21 e sugere que as emissões de gases alcançarão os 55 a 60 mil milhões de toneladas em 2030. Mais info aqui.