Planeta Vida - Área do  Professor Planeta Vida - Área das Crianças

Sugestões de Documentários



transferir (1)

The True Cost

Andrew Morgan

2015 – 92 minutos

Este filme narra a história das roupas que vestimos, das pessoas que as fabricam e o impacto que a indústria está a ter no mundo. O preço da roupa tem vindo a descer nas últimas décadas e quem paga são as pessoas que trabalham na indústria têxtil e o ambiente. The True Cost é um documentário que descortina as realidades por detrás da chamada fast fashion e que nos faz pensar sobre quem a paga realmente.

Trailer aqui.

transferir (1)

In Transition

Ema Goude

2012 – 67 minutos

É um filme inspirador sobre o Movimento de Transição que está a espalhar-se pelo mundo. Recolhe histórias de pessoas banais que estão a ser agentes de mudança nas suas comunidades. Há histórias sobre o uso de moedas locais, o cultivo de hortas em locais surpreendentes e o seu impacto económico e social. Estão, portanto, a localizar a economia, fazendo face a situações de incerteza, através de soluções mais ecológicas e sustentáveis, que contribuem para uma vivência mais próxima do outro.

Ver aqui.

forest man

 Forest Man

William Douglas McMaster

2013 – 23 minutos

Este filme documenta a história de Jadav Payeng, um homem indiano que, sozinho, já plantou uma floresta, para salvar a sua ilha de Majuli.

Ver aqui.

quem se importa

“Who Cares?” ou “Quem se importa?”

Marta Mourão

2011 – 92 minutos

Este documentário é para aquelas pessoas que acreditam que podem mudar o mundo. Pela primeira vez, dezoito entre os maiores Líderes Sociais do planeta estão juntos, partilhando os seus trabalhos e experiência do que é ser um Empreendedor Social: pessoas brilhantes com ideias inovadoras e que encaram desafios como oportunidades. As suas ações contribuem para reforçar a crença de que é possível SIM acabar com os grandes problemas da humanidade.

Mais informação e trailer aqui.

f1a

“The End of Poverty”

Phillippe Diaz

2008 – 106 minutos

O documentário esclarece que a pobreza começou com a conquista militar, a escravatura e a colonização. As actuais políticas de comércio vieram a agravar a situação. Destacado no Cannes Film Festival de 2008, o filme retrata situações de pobreza em todo o mundo.

Trailer AQUI

transferir

“Empty Handed”

Nathan Golon

2010

Neste documentário são descritas as histórias de várias mulheres da África Subsariana que procuram, sem êxito, alcançar o acesso aos materiais de contracepção básica.

Excerto AQUI

f3a“Home, O Mundo é a Nossa Casa”

Yann Arthus

2009 – 95 minutos

O documentário é inteiramente composto por imagens aéreas de vários lugares da terra, que mostram a diversidade da vida no planeta e como a humanidade está a destruir o equilíbrio ecológico. Lançado a 5 de Junho de 2009 em mais de 50 países não tem lucros comerciais e está disponível gratuitamente na Internet.

Filme Completo AQUI

f4a“Uma Verdade Inconveniente”

Al Gore & David Guggenheim

2006 – 100 minutos

“Uma Verdade Inconveniente” é um documentário sobre as mudanças climáticas, mais propriamente sobre o aquecimento global, as suas causas e efeitos. Através de grafismos e de uma linguagem simples o filme tem como objectivo alertar as pessoas para o que está a acontecer com o nosso planeta. Realizado por David Guggenheim, foi vencedor do Óscar para Melhor Documentário em 2006.

Trailer AQUI

f5a“A Era da Estupidez”

Franny Armstrong

2009 – 92 minutos

O filme “A Era da Estupidez” retrata um futuro hipotético devastado pelas alterações climáticas. A personagem principal (interpretada por Pete Postlethwhaite), um arquivista que vive sozinho em 2055, questiona porque razão as gerações anteriores não fizeram nada para travar as alterações climáticas e o aquecimento global e prevenir as catástrofes mundiais ou a poluição ambiental. Realizado por Franny Armstrong e rodado em países como a Índia, a Nigéria e o Iraque, o filme que mistura documentário com ficção, mostra a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada pessoa no combate à degradação.

Trailer AQUI

f7a

“Motherland”

Owen Alik Shahadah

2010

Documentário sobre o continente africano, as suas histórias, culturas, políticas e questões contemporâneas. Produzido por Owen Alik Shahadah, Motherland foi nomeado Melhor Documentário Diáspora Africano Oscar de Filme, 2011 e galardoado com o Melhor Documentário Zanzibar International Film Festival, 2010.

Filme Completo AQUI

f9a“Cool It”

Ondi Timoner

2010 – 87 minutos

Baseado no livro de palestras do economista dinamarquês Bjorn Comborg, o filme retrata as consequências do aquecimento global. Exibido em vários festivais, entre eles, o de Toronto, o documentário apresenta diversas opiniões de cientistas conceituados.

Trailer AQUI

f10a1“The 11 th Hour”

Leonardo DiCaprio

2007 – 95 minutos

Documentário produzido e narrado por Leonardo DiCaprio, que aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Apresentado no 60 Anual Cannes Film Festival, The 11th Hour, mostra o estado do ambiente global e como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter a situação.

Trailer AQUI

f11a“No Impact Man: The Documentary”

Laura Gabbert & Justin Schein

2009 – 93 minutos

Realizado por Laura Gabbert e Justin Schein, o filme retrata o dia-a-dia da família Beavan, que durante um ano optou por ter uma vida mais sustentável, amiga do ambiente.

Trailer AQUI

f13a“The Majestic Plastic Bag”

Jeremy Konner

2010 – 4 minutos

Documentário escrito por Regie Miller e Sarah May Bates e realizado por Jeremy Konner, que mostra os perigos para o ambiente da utilização de sacos de plástico.

Filme Completo AQUI

f14a“A Small Act”

Jennifer Arnold

2010 – 88 minutos

Documentário de Jennifer Arnold, que conta a história de um jovem queniano (Chris Mburu), cuja vida muda drasticamente quando a sua educação é auxiliada por um estranho sueco. Graduado em Direito na Universidade de Harvard, Chris é actualmente advogado de Direitos Humanos nas Nações Unidas e financiador de um programa de bolsas para jovens desfavorecidos.

Trailer AQUI

f1a“The End of Poverty”

Phillippe Diaz

2008 – 106 minutos

O documentário esclarece que a pobreza começou com a conquista militar, a escravatura e a colonização. As actuais políticas de comércio vieram a agravar a situação. Destacado no Cannes Film Festival de 2008, o filme retrata situações de pobreza em todo o mundo.

Trailer AQUI