Planeta Vida - Área do  Professor Planeta Vida - Área das Crianças

Objetivos do Desenvolvimento

Dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Jovens, crianças e adultos em todo o mundo sofrem de algum tipo de exclusão social, seja por não terem o que comer, por não terem um nível de escolaridade básico ou pela carência de cuidados com a saúde.

Cada dia que passa morrem pessoas pela falta de recursos que poderiam proporcionar-lhes uma vida melhor, mais saudável e mais longa.

A ONU – Organização das Nações Unidas – estabeleceu, no ano 2000, um compromisso a que deu o nome de “Objetivos do Desenvolvimento do Milénio”, que se traduziu em oito eixos de intervenção para melhorar e resolver alguns dos maiores problemas do mundo, até ao ano de 2015.

Os oito ODM foram compromissos que visavam erradicar a pobreza, promover a dignidade e a igualdade humanas e alcançar a paz, a democracia e a sustentabilidade ambiental. Valores que representam os direitos humanos fundamentais de cada pessoa no planeta: o direito à saúde, educação, habitação e segurança.

objetivos_milenio_todos

 

 

Apesar de termos assistido nestes 15 anos a alguns progressos, estas 8 metas estiveram mais direcionadas aos países em desenvolvimento e à ajuda que os países mais ricos podiam dar aos mais pobres. Percebeu-se que era necessário estabelecer uma nova agenda que, por um lado, combatesse aquele tipo de problemas em todos os países, assim como acrescentar outros que têm impactos nefastos, como é o caso da corrupção política.

Todos no mundo queremos e precisamos das mesmas coisas: saúde, educação, emprego, justiça, direitos humanos. Tornou-se evidente que é necessário um desenvolvimento sustentável, que promova o bem-estar de pessoas, respeitando o ambiente. É em Setembro de 2015 que os 17 ODS são aprovados pelos líderes mundiais na ONU, para serem operacionalizados entre 2016-2030 numa agenda partilhada, para promoverem a paz e oportunidades para todos e proteger o planeta.

sustainable development goals